Sejam bem vindos ao Shoujofest !!

OLÁ! 💖 Talvez você esteja se perguntando, o que é o Shoujofest? Então, vou explicar.

O Shoujofest é um projeto de evento de anime idealizado por mim, Chell do blog Not Loli! e minha amiga Nat há meses que surgiu por uma brincadeira - o que teria no evento de anime dos nossos sonhos?  

Conversa vai e conversa vem e então Nat e eu chegamos a algumas conclusões relativamente zoadas. Rimos muito, passou.  

Um tempo depois - e se nosso evento pudesse realmente existir?

Um evento com tudo que nós gostamos? Desde revistas shoujo e mangá dos anos 70 e 80 com obras de mestres como Hagio Moto ou Minako Narita ou Machiko Satonaka passando por purikura e jogos shoujo fofinhos dos anos 90 à la Angelique até ode a Takarazuka e similares? E se pudesse realmente existir ?  

Porque bem sabemos que shoujosei e BL não são as demografias com maior espaço nos eventos de anime e mangá. Há uns artistas de shoujo excluídos cá e um espaço BL e GL às moscas acolá porém o público não vai a eventos simplesmente porque não são contemplados e é muito melhor ficar jogando otoge sozinho do que ir a um evento simplesmente por ir. Por outro aspecto admito que melhores experiências que já passei em evento foi quando achei aquele 01 fã tão deslocado quanto eu.  

Juntando as ideias entendi afinal que seria de grande valia não apenas a mim mas a tantos fãs de shoujosei e não-NL dispersos por aí um evento dedicado somente a shoujo anime e modas e músicas entre outras coisas geralmente negligenciadas nos eventos de anime por atingirem majoritariamente ( ! gaspp ! ) a demografia feminina. Percebi que mesmo desde crianças as mulheres raramente tem espaço nas confraternizações, discussões e deliberações relacionadas a anime e mangá fora do Japão ainda que componham metade do contingente de fãs e que tenham representantes e acadêmicos em atividade há décadas. Percebi, também, que a exclusão não é apenas daquilo que deliberadamente tem por público-alvo a população feminina mas também daquilo que tem por tradição ser considerado uma atividade feminina, desde artesanatos, passando por modas, até fanfics etc. Sendo majoritariamente organizados por homens esses eventos costumam ter por parâmetro a população masculina, possivelmente majoritária nos anos 90 entre fãs de anime e outros elementos de cultura pop japonesa e eventos de anime não atualizaram formatos e concepções.  

Sendo assim, o evento não tem um viés feminista. Mas tem um viés feminista   

Brincadeiras a parte o intuito do evento não é o de militar necessariamente, mas indiretamente sim. É apenas o de abraça todos esses fãs que ficam um pouco à margem dos eventos tradicionais pulando de um canto a outro e dizer, ó, certamente contemplamos o seu hobby.  

Quero adiantar admitindo que minha experiência com eventos é pouca e de japonesa não tenho muitas coisas senão uma paixão incansável de décadas de fã e um pífio conhecimento da cultura então não tenho a pretensão de ser nenhuma autoridade. A intenção é realmente de promover um espaço de trocas compreensivo e amoroso pra nós que gostamos de produtos japoneses desde mangá shoujosei passando por jogos de garotas até modas harajuku e bonecas BJD e cultura gyaru e tantas outras coisas geralmente negligenciadas nos eventos ^_^ ;

Espero que gostem da ideia e não hesitem em deixar, nos comentários, sugestões e dicas ou ainda críticas que permitam que possamos direcionar o evento àquilo que melhor contempla o público e fazer com que todos se divirtam e quiçá possamos fazer um segundo em uma região de maior alcance ♥  

Abraços!  

Chell  


Comentários